secretaria@cppc.org.br 51 9-8191-0407

Pandemia, saúde emocional e responsabilidade ética

Artigos e Notícias

A humanidade enfrenta momento gravíssimo. Já vivíamos uma crise civilizatória, cujos desarranjos foram maximizados pela pandemia do Novo Coronavírus – Covid 19. Estamos diante do perigo real à vida e das repercussões suscitadas pelo medo, insegurança e incertezas. 

Como grupos cristãos de profissionais da saúde, anunciamos a Graça de Deus a favor da vida, da saúde e da preservação ambiental. 

Afirmamos o dever de todos à ética solidária, promovendo práticas que conduzam ao bem de todos e à justiça social.

Destacamos o Sistema Único de Saúde – SUS, o Programa de Saúde da Família e Comunidade – PSFC, bem como outras iniciativas de saúde coletiva, como indispensáveis para a prevenção de doenças e para a democratização do acesso aos serviços assistenciais. 

Manifestamos profunda gratidão aos profissionais da saúde, atuantes nos diversos níveis, colocando-se arriscadamente na linha de frente, revelando assim o melhor de nossa humanidade.

Confiamos nos cientistas comprometidos com a pesquisa e o desenvolvimento de novos recursos para o enfrentamento da pandemia. Em especial, valorizamos a produção, distribuição e aplicação das vacinas, que se afiguram como o melhor recurso disponível diante do Novo Coronavirus. 

Reafirmamos a vocação das igrejas cristãs como comunidades redentivas e terapêuticas, bem como suas agências assistenciais, consagrando seus espaços, estruturas, recursos materiais e humanos em benefício da sociedade civil, especialmente em momentos disruptivos como atualmente vivemos. 

Como profissionais da saúde mental, continuaremos a cumprir nosso dever ético e moral de acolher e apoiar pessoas em sofrimento. Abraçamos com reverência os enlutados e todos que sofrem perdas reais e simbólicas impostas pelo momento.

A gravidade desta pandemia pede urgência nas iniciativas das autoridades constituídas e demais forças da sociedade. Que todos busquemos ações inteligentes e coordenadas, sempre visando o bem comum. 

Jesus Cristo, que sempre associou saúde e salvação, sobressai pelo seu exemplo e seu convite

“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma”. (Evangelho de Mateus, capítulo 11, versos 28 e 29).

Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC) – www.cppc.org.br
Eirene do Brasil – www.eirene.com.br
Fevereiro de 2021.

 

Copyright ©1976-2021 CPPC - Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos
Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da CPPC.
Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.