Conduta Ética

  1. Respeitarei a dignidade, o valor e os direitos de cada indivíduo, casal ou família que me procure para um atendimento.
  2. Respeitarei a autodeterminação de cada ser humano e me oporei a toda opressão física, psicológica e social, incluindo qualquer forma de discriminação psicológica, cultural, econômica, sexual ou religiosa.
  3. Iniciarei e prosseguirei uma relação terapêutica somente quando tenha a idoneidade acadêmica e legal para este fim e tenha o desejo de cumprir com minhas obrigações contratadas com indivíduo, casal, família ou grupo que me procure para atendimento.
  4. Procurarei, em todas as minhas atividades, maximizar a autonomia e a cooperação dos consultantes, buscando sempre otimizar o crescimento físico, mental, social e espiritual dos mesmos.
  5. Manterei minha confiança na capacidade dos consultantes de alcançarem seu crescimento e, assumindo a responsabilidade do impacto de minha intervenção, manejarei a dependência eventualmente criada de uma maneira que não os prejudique.
  6. Evitarei iniciar ou continuar uma relação terapêutica com o indivíduo, casal, família ou grupo, quando exista justificativa para crer que outras relações ou atividades com esse consultante poderão prejudicar o processo terapêutico. Proverei um ambiente profissional adequado, que inclua o sigilo, a reserva e a segurança física e psicológica necessárias para o consultante, a fim de não causar dor desnecessária, nem ao consultante nem às suas redes sociais.
  7. Tratarei os colegas de maneira profissional, responsável e respeitosa.
  8. Ao tomar consciência de alguma interferência no idôneo desempenho de minhas funções como terapeuta, terminarei qualquer relação profissional de forma a não prejudicar a saúde integral do consultante. Pautarei minha vida pessoal e profissional nos valores do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, que incluem principalmente o serviço ao meu semelhante e um estilo de vida simples, despojado e em prol dos menos favorecidos.