secretaria@cppc.org.br 51 9-8191-0407

ONDE DEUS MORA?, por Alex Rocha

Artigos e Notícias

Outro dia entrou no meu quarto o Lúcio, companheiro de viagens musicais, guitarrista de mão cheia. Acontece que no meu quarto tem duas camas de solteiro, resquícios do tempo de solteiro de meu primo. E o Lúcio me perguntou: “Quem dorme neste quarto?”. Em minha solteirice respondi prontamente: “eu e Deus”. Num sorriso maroto ele emendou a pergunta: “E  Deus dorme nessa ou naquela cama?”.
Alguns dias depois das risadas, comecei a refletir sobre a questão “onde dorme Deus?” e ampliei :”onde mora Deus?”.
Quando era garoto, achava que Deus morava nas igrejas – pelo menos eu ouvia dizer que a igreja era a “casa de Deus”.
Depois comecei a achar que ele morava nos céus, afinal, o “Pai-nosso-que-está-no-Céu” estaria onde?! Mas o astronauta russo que foi na lua dis­se que não viu Ele por lá. Simples, era só ele tirar o capacete que O veria…
Mas quem  me deu a dica de onde deve morar Deus, foi a Joyce,  que me lembrou a sabedoria de Drummond sobre o que é amar:
“Amar é querer estar perto, se longe
E mais perto, se perto”
Pois é, e se  a própria Escritura Santa iguala os verbetes “Deus” e “amor”, dizendo que “Deus é amor” (iguala, e não compara. É sinônimo, e não analogia). Deus deve morar perto… e mais perto quanto mais perto estiver… até estar dentro!
Deus mora dentro do corpo do homem. O corpo é templo. Tão dentro que é central. Nas palavras da Psicologia Analítica: Self;  “essência”, na teologia sistemática.
Pai nosso que estás no Self.
Então como é que fica quando se diz a alguém : “Vá com Deus!” ?… ou “fique com Deus!” ? . O melhor seria então desejar “perceba que Deus vai com você!”, e que “tanto vai com você quanto fica comigo também!”. Isto é onipresença!
Paul Tillich vai além, junto com Jung que fala do sentimento de pertencer ao grande cosmo: “O Deus dentro do homem o leva a uma experiência com Deus além do homem” .
O problema é que se concebe que tudo é proporcional: “se o homem tem um me­tro e sessenta, e Deus está dentro dele, tirando o fígado, o pâncreas, os ossos, o sangue… Deus teria… alguns centímetros”. Errado! O que habita o homem é maior que ele. Vai além de seu tempo cronológico, além de sua razão lógica, além do seu eu.
Os antigos já tinham escrito: Noli foras ire, in interiore homine habitat veritas. Não saia, a verdade habita o interior do homem.
E ainda tem aqueles quem vêem deus fora de si próprios. Um deus externo à personalidade humana, por isso difícil de ser compreendido (diferente de ser misterioso), impossível de ser obedecido e sequer, pensado.
A Poesia Sagrada já tinha advertido isso : “onde está o teu coração, aí está teu deus”. Os nomes dados aos deuses externos são vários: podem ser “dinheiro”, “poder”, “cientificismo”, “sexo”, “religiosidade”, “ateísmo”, dentre outros.
Religião tem um conceito muito maior que instituição religiosa. Rubem Alves cunhou a comparação: ” a religião não se liquida com a abstinência dos atos sacramentais e a ausência dos lugares sagrados, da mesma forma como o desejo sexual, não se elimina com os votos de castidade” .
Deus mora dentro do ser humano.
Tenho pensado seriamente em desmontar uma das camas que estão no meu quarto…

____________________________________________________________

Alex Rocha é psicólogo e violeiro em São João da Boa Vista e em São Paulo

 

Copyright ©1976-2018 CPPC - Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos
Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da CPPC.
Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.