secretaria@cppc.org.br 51 9-8191-0407

Nº 37, UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL – 1º sem 2005

Boletins
1º semestre 2005, Ano XVIII – nº 37
Um Outro Mundo Possível
O CPPC tem tudo a ver com isso!

Vivo ainda hoje as ressonân-cias do impacto que provocou em mim o V Forum Social Mundial, realizado em Porto Alegre de 26 a 31 de Janeiro de 2005, e que nesta sua quinta versão congregou mais de 200.000 pessoas que, inquietas com o mundo atual, se mobilizaram com vistas a contribuírem para uma mudança mundial e local.
Me senti, neste Forum, junto com meus queridos e amados irmãos do CPPC Sul (e a Vera e o Karl de São Paulo), como julgo terem se sentido os primeiros cristãos: cheia da graça , do amor e do poder de Deus, tendo muito em comum com estes amados irmãos e envolta por um desejo de compartilhar meu melhor, como forma de contribuir para um mundo mais digno e mais justo para todos os homens (aliás, foi esse o eixo de discussão em que foi inserida minha apresentação – bom, não?!)
Fizemos muito bonito como CPPC! Foram ao todo quatro participações, uma para cada dia de apresentação do Forum, pois o primeiro e último dias foram reservados para abertura e encerramento. Logo na 5ª feira, dia 27, a Karin Wondracek lotou uma “tenda” (as acomodações dessa vez estavam bastante precárias) com os interessados pela questão da “Psicanálise e Capitalismo, e a apresentação foi “tudo de bom”…
Na 6ª feira, dia 28, foi a vez da Roseli Oliveira (que me hospedou amorosamente), e que como a Karin, também encheu (tivemos até que pôr cadeiras do lado de fora) uma sala à beira do rio Guaíba, com pessoas ávidas pelas questões dos “Cuidados aos Cuidadores”. Foi muito forte ouvir o clamor dos ali presentes, psicólogos e muitos profissionais de ajuda, por Programas, veiculados pelo CPPC, de “Cuidados para o Cuidador”.
No Sábado, dia 29, pela primeira vez participamos com algo para o Acampamento da Juventude, e esse algo foi “muy precioso”, visto que os jovens e todos os que ali estivemos, fomos agraciados com uma tocante fala do Carlos Hernández sobre “Ciência e Misericórdia”. Inclusive, tivemos de ser muito misericordiosos: com o calor insuportável que fazia, com o barulho, com o pessoal que bebia ao nosso lado, e otras cositas más… e posso assegurar, gente, foi uma “riquíssima” experiência, melhor dizendo, “riquísima experiencia”, pois em espanhol, rico é saboroso!!!
Finalmente, chegou o Domingo, dia 30, e debaixo de uma escaldante e extenuante temperatura de aproximadamente 42º C, recebi com muita alegria cerca de 70 pessoas numa sala (graças ao bom Deus me tiraram de uma tenda, que eu tranqüilamente desmaiaria após 20 minutos de apresentação), que procuravam se inteirar sobre a questão dos “Afetos na violência Juvenil”. Ainda neste Boletim, contarei um pouco mais detalhadamente esta experiência.
Posso dizer, por fim, represen-tando os que ali estiveram participando como CPPC, que houve um nítido “mover de Deus”, e que Ele misericordiosamente, usou nossa “tripla paixão” nesse seu mover: a paixão pelo que fazemos, a paixão pelos que sofrem e a paixão pelo CPPC.
Oxalá daqui a alguns anos, quando o Forum voltar para as plagas gaúchas – pois nos próximos se farão vários encontros em outras nações – uma nova geração de “cppcianos”, comprometidos e engajados no projeto de que um outro mundo é possível, engrossem as fileiras de nossa participação institucional numa luta que já se fez mundial. E que Ele nos dê o querer e o realizar, Amém.

————————————————————————————————————————————————
Fátima Fontes é Psicológa, Psicodramatista  de Sâo Paulo E-mail: fatima@pobox.com

Copyright ©1976-2018 CPPC - Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos
Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da CPPC.
Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.