secretaria@cppc.org.br 51 9-8191-0407

CONVITE À REFLEXÃO, por Glaucia Pereira de Medeiros

Artigos e Notícias

A reunião de diferentes saberes, expressos através da Psicologia, Psiquiatria e Teologia oportunizada através de um Congresso é, necessariamente, um convite à indagação de como estão estas nossas lentes de apreensão e compreensão da realidade, das relações entre os sujeitos humanos, do mundo tal qual o percebemos e do sagrado. Os textos que se seguem (todos do último Congresso Nacional do CPPC em Penedo-RJ) dão conta disso.muito bem, isto é, apresentam o manejo das lentes com apreciável rigor metodológico, alguma vigilância epistemológica e indicam a tentativa do conhecimento com a desejada neutralidade do Observador.
No entanto, os autores destes textos, desejosos de provocar nos leitores uma salutar inquietação, utilizam o discurso e a lente do “melhor conhecimento” hoje disponível em seus específicos campos para tentar mostrar-nos que não basta ao homem estar estribado em seu próprio conhecimento.
É necessário e vital desconfiar da precariedade dos nossos discursos. É imprescindível lembrar e reafirmar sempre que o homem não é a medida de todas as coisas. E mais ainda, é importante perceber que a sedução do conhecimento, que a todos nós atrai, também nos trai. O tropeço começa em nossa ciência, quando inadvertidamente podemos considerar sagrado o que facilmente tende a se cristalizar em nós, entrando em nossa alma pela porta sempre entreaberta de nossa suposta onipotência. As Escrituras nos lembram que o Espírito Santo de Deus, este sim, é capaz de nos guiar a toda verdade. Nossos saberes são apenas lentes. Como tal, cada qual tem a sua inegável importância. No entanto, por serem lentes, podem estar embaçadas, sujas ou trincadas. Ou ainda permitir uma aproximação do objeto em graus insuficientes para nos assegurar total clareza ou decisões irrefutáveis. Estes textos provocativamente nos convidam a aceitar um outro Convite, este sim irrecusável, para quem ama o conhecimento. Somos todos desafiados e convidados a tornar cativo todo pensamento, alma e coração ao conhecimento de Cristo, em quem verdadeiramente reside toda Sabedoria.

Copyright ©1976-2018 CPPC - Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos
Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da CPPC.
Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.