secretaria@cppc.org.br 51 9-8191-0407

CARLOS JOSÉ HERNÁNDEZ

Um evento da Fraternidade Teológica Latino Americana propiciou o nosso primeiro encontro. Acontecia a III Consulta Internacional, em Itaici, SP, entre os dias 26 de fevereiro a 3 de março de 1977. O tema central era O Povo de Deus, com ênfase na pastoral e no serviço cristão, inseridos na realidade dos nossos países. 

Vínhamos do evento histórico de janeiro de 1976, o Congresso Missionário da Aliança Bíblica Universitária – ABU, realizado em Curitiba, PR. Ali reunimos um grupo de pessoas ligadas e/ou interessadas no campo psi, naquilo que deu origem ao Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos – CPPC. Ageu Heringer Lisboa estava à frente desde então. 

Fomos convidados à reunião da Fraternidade Teológica na condição de “observadores”. Comigo lá estiveram Francisco Lotufo Neto (já psicólogo e graduando em Medicina) e Ronald Scott Bruno (psiquiatra, hoje residindo em Campinas, SP). Ao lado estiveram outros bem conhecidos: Dieter Brephol, Lois McKinney, Valdir Steuernagel, Werner Haeuser, Robinson Cavalcanti…

Carlos José Hernández já estava incluído entre os “miembros activos” da Fraternidade e ostentava um currículo atraente: Diretor do Hospital Psiquiátrico de Posadas, Supervisor das Residências de Psiquiatria em Misiones, Professor de Psicologia Social na Universidade de Misiones, Professor de Psicologia Religiosa.

Ele integrava o grupo de profissionais do campo psi que atuava na Fraternidade, especialmente nas questões ligadas à pastoral. Isso foi muito relevante para nós, pois constatamos que outros já nos antecediam nessa articulação entre profissão e prática da fé cristã. 

Foi quando conhecemos Jorge León, psicólogo de origem cubana e pastor da Igreja Metodista Central de Buenos Aires. Ali adquiri os seus livros Psicología pastoral para todos los cristianos, Psicología de la experiência religiosa, La comunicación del Evangelio en el mundo actual e Teologia de la unidad. Mantivemos alguma correspondência nos anos seguintes. Por fim, promovemos um encontro de profissionais cristãos em Buenos Aires, durante Congresso Mundial de Psiquiatria. 

Daniel Schipani, psicólogo argentino, era destaque naquele evento da Fraternidade, trazendo uma das “ponencias” principais: Pueblo de Dios, comunidad sanadora. Isso nos incendiou, pois logo assumimos a proposta como um dos eixos da atuação do CPPC: Igreja, comunidade terapêutica. Trouxe de Schipani o livro La angustia, publicado pela famosa Editorial La Aurora. Ele esteve como palestrante no Congresso Nacional do CPPC realizado em Londrina, em 2003.

Também conhecemos Jorge Maldonado, que veio a ser inspiração para todo trabalho junto a famílias, incentivando a tão profícua Eirene do Brasil – Associação Brasileira de Assessoramento e Pastoral da Família. Ele e a esposa Noris estiveram no Brasil diversas vezes e compuseram o quadro de redatores dos comentários da Bíblia de Estudos Conselheira, editada pela Sociedade Bíblica do Brasil. 

Ali também revimos os teólogos Samuel Escobar e René Padilla, que conhecíamos através dos eventos da ABU, realizados em várias cidades brasileiras, inclusive em Juiz de Fora, MG. 

Foi mesmo uma oportunidade extraordinária, que fortaleceu nosso compromisso com o CPPC nascente. De fato, logo em seguida, ainda entre os dias 5 a 7 de março de 1977, aconteceu o I Congresso Nacional, em Belo Horizonte, MG. A primeira diretoria teve como presidente Ageu Heringer Lisboa e como secretário Francisco Lotufo Neto. 

Carlos Hernández, indiscutivelmente, foi aquele dos “hermanos” que mais se acercou de nós. Especialmente após 1980, estabeleceu vínculos regulares com o Brasil e com os brasileiros. Tem comparecido regularmente aos congressos bianuais do CPPC, participado dos cursos de Eirene e de encontros de oração e meditação bíblica. 

Tem em português o seu livro O lugar do sagrado na terapia, publicado em 1986. A tradução foi de Therezinha F. Privatti e a capa de Alexandra Reschke. O tema fundamentou curso que ele ministrou durante Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado em Belo Horizonte, ainda nos anos 1990. 

Também recebemos com entusiasmo o seu Leamos la Biblia, roteiro de peregrinação meditativa por toda a Bíblia, num período de quatro anos. Isso motivou o surgimento de diversos grupos de leitura devocional diária, além de encontros de recolhimento e exercícios espirituais. Hoje temos o Leiamos a Bíblia, em publicação patrocinada pela Comunidade de Jesus, de São Paulo, SP. 

Na altura dos seus 82 anos de idade, Hernández continua surpreendendo-nos. A cada encontro traz novidades das suas leituras, sempre com nomes de autores atraentes e desafiadores. Mais que isso, as suas ricas vivências pessoais são compartilhadas com a humildade e o afeto que o caracterizam. Sobretudo, as suas experiências de fé aquecem-nos e revitalizam. Que assim continue ainda por muito tempo, com a permissão soberana do nosso Deus. 

Somos muito gratos por tantas oportunidades e por tantos companheiros abençoadores na caminhada de fé no Senhor Jesus Cristo. 

Uriel Heckert (agosto de 2021)

 

Copyright ©1976-2021 CPPC - Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos
Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da CPPC.
Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.